Vozes do Haiti

Depois do terremoto no Haiti em 12 de janeiro deste ano o fotografo Jeremy Cowart comovido pela situação que aquelas pessoas enfrentaram e cansado de ver exposição cruel dos números e estáticas pela televisão. J.Cowart perguntou-se: “Como foi o sentimento das pessoas?", então J.Cowart  fez as malas e voou para Príncipe-Port-Au-me e fazia seguinte pergunta a quem encontrava"O que você tem a dizer sobre tudo isso?" e acabou nesse lindo ensaio fotográfico, que segue com tradução dos depoimentos e historia de cada cidadão contada por J.Cowart. E em outro post ja mostrei força  incrivel que esse povo tem clique aqui e veja tambem.

 "A terra pode tremer, mas o Haiti continua no meu coração."

  Mathieu perdeu dois irmãos, mas ele ainda trabalha nas ruas, na esperança de um melhor Haiti.



"O amor conquista tudo”

Soubemos que naquela noite havia um casamento acontecendo. Imediatamente começamos a dirigir em torno da área geral, onde o casamento foi e finalmente o encontrei. A noiva e o noivo estavam saindo pela porta como se puxados para cima. Explicamos o conceito e eles concordaram de imediato. Tão logo perguntou se eles sabiam o que tinha a dizer e escreveu "O Amor conquista tudo ". Foi uma declaração impressionante para um tempo tão devastador de necessidade. Depois que a foto foi tirada, foram para sua lua de mel em uma cidade de tendas.

"Deus não abandona seus filhos."

O terremoto deixou mais de um milhão de pessoas desabrigadas. Conhecemos essa mulher em uma das muitas cidades tenda improvisada onde as condições de vida são extremamente difíceis. "Não existe pior sentimento no mundo do que uma mãe ser incapaz de cuidar de seu filho."

"O fato de que eu ainda estou vivo não significa que eu sou melhor que os outros. É só um presente de Deus"

 Esta mulher viu tudo o que possuía cair  na sua frente dela. Ela vive agora em uma cidade de tendas em meio a centenas de milhares de outras, que costumava ser campo de golfe.

"Ter minha perna cortada não é nada. O que me preocupa é o governo do meu país. "

Este é um pensamento muito comum no Haiti. Quando estive lá, o governo estava completamente ausente. Mesmo policiais estavam longe de ser encontrados. Haitianos podem sobreviver  através de ferimentos e sofrimento. Mas ainda precisamos de liderança.

 "Para onde vou quando chove?"

 A estação chuvosa é algo traz medo aos haitianos, mesmo na maioria das vezes normal. O terremoto destruiu mais de 250 mil casas e os desabrigados estão agora procurando entre os destroços de qualquer pedaço de sucata para se construir uma nova casa.

"Nós precisamos mudar  a juventude."

 No Haiti, mesmo antes do terremoto, poucas pessoas tinham acesso às escolas. O números oficiais dizem que 90% das escolas foram destruídas pelo terremoto, do  elementar, médio, colégios, tudo. Esse jovem sabe que algo tem que mudar para que sua vida e a vida de seus amigos para fiquem melhor.

"Em todas as minhas lutas eu percebi que Jesus me ama".
As marcas em seu braço é de um grave acidente de carro quando tinha 2 anos. Ela diz que tem milagrosamente evitou a morte muitas vezes em sua vida. Ela até perdeu toda sua família no terremoto. Sinceramente não tenho certeza de que eu nunca conheci uma pessoa mais amável, mais delicada em minha vida. Tivemos uma grande ligação e eu comprei-lhe algumas agradáveis, bebidas frias após esta foto.

 "O trabalho é a liberdade e temos que fazer."
Nós estávamos tirando fotos na principal avenida do Centro da Cidade Port-Au-Prince, quando essa mulher passou e disse que ela tinha uma mensagem para dizer ao mundo. Os haitianos são trabalhadores, todos eles precisam é de emprego

 "Eu desejo que eu pudesse voltar no tempo."

Nenhuma descrição necessárias.

 "Eu desejo que eu pudesse voltar no tempo." "O quintal de 12 de janeiro."

Barracas nas cidades estão em todos os lugares. Centenas de milhares de casas estão destruídas. Este sinal deve ser o sinal de entrada para todos Prince Port-Au.

 "Estamos com medo da chuva".
Quando você combina um par de cem mil pessoas vivendo sob folhas e gravetos em montes feitos de terra, você pode imaginar porque eles estão com medo da chuva.

 "Eu não sou melhor do que ela!"

 Por seis longos dias Christian buscas nos escombros sua irmã mais velha. Encontrou-a pouco antes de eles desistiram no  7 º dia que alguém estava prestes a jogá-la na lixeira. Ele disse: "Ei, ela não é lixo, ela é minha irmã!" Ele a trouxe para casa naquele dia e enterrada aqui no seu quintal da frente debaixo de onde ele está sentado.

 "É um paraíso que precisa de ajuda terrível!"

 Há cerca de 13 mil soldados no Haiti EUA agora. É um trabalho difícil de manter uma atitude positiva quando estiver tentando ajudar uma multidão de milhares de pessoas com fome.

 "Oh, as coisas que eu já vi!"

 "Eu espero que isso nunca aconteça novamente. Muitas pessoas morreram ".

 Entre todos da destruição no centro de Port au Prince, nos deparamos com esse garoto a lavar sua bicicleta em uma poça de água. Lembro-me de um adulto chegando e dizendo: "Por que você está fotografando as crianças? Eles não têm nada a dizer! "Este menino já escreve isso quando lhe entregou o marcador.

 "Precisamos de engenheiros para a reconstrução."

 Haiti precisa de ajuda. Elas precisam de um relacionamento de longo prazo com pessoas qualificadas, engenheiros, médicos, professores, líderes para ajudar a reconstruir o país e colocar em faixas estáveis.

 "Que descansem em paz a sua alma."

Esse cara estava andando pelas ruas apenas em estado de choque. Encontramos ele a pé na frente dos escombros da Catedral de Port-Au-Prince. Você não vê muitos homens visivelmente levar desgosto muito como ele fez. Tinha perdido sua única filha e sua licença de motorista foi a única posse dela que ele sobrou. Esse momento foi extremamente pesado para a minha equipe. Lembro-me de meu assistente Julie apenas chorando depois que conversei com ele. Este é mais um momento e uma história que eu nunca vou esquecer.

 "Com o equipamento certo, poderíamos fazer maravilhas."

 Por um minuto eu ficaria muito inspirado para ver tantos médicos e enfermeiros a trabalhar em conjunto  (Este homem era um médico francês). Então eu seria lembrado pela dureza da situação. Eles poderiam fazer muito pouco devido à falta de suprimentos.

 "Um monte de mãos torna a carga mais leve. Vamos reconstruir o Haiti junto. "

 "Nós estamos no Haiti. Nós não vamos desistir. "

 Este homem era o dono uma barbearia que ele a reinstalou neste barraca onde algumas pessoas estão vivendo com ele agora. Sua mensagem retoma a sua atividade.

 "Precisamos de um líder."

 Um desastre natural é uma coisa. Um desastre natural sem qualquer liderança é um novo nível de devastação.Em todos lugares o povo ecoou esse sentimento.

 "Deus me mostrar o caminho da esperança."

 Ela trabalhou como guardador de casa até que casa caiu e os proprietários deixaram o Haiti. Agora ela está tentando fazer a vida vendendo doces. Ela era uma pessoa rara, que não sorria, não importa o que dissemos. Ela fez sua devastação claro. Nós fomos pelo menos poder comprar lotes de doces e alimentos.

 "Eu adoraria ver o mundo."

 "Dá-nos neste dia, o pão nosso de cada dia."

 Como nós paramos para tirar uma foto dessa mulher ela se aproximou de nós pedindo ajuda. Quando perguntamos o que ela tinha a dizer, ela disse que a única coisa que ela quer é uma lata de leite para seus filhos. Em uma nota lateral, esta é uma das três cruzes que eu vi ainda de pé. Todas as três igrejas tinham sido completamente destruído.

 "Todos os frutos do meu trabalho são perdidos em algum lugar atrás de mim."



This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.